terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rodovia do Sol


Não é comum da minha parte escrever de assuntos que não dizem respeito a arte. Mas, no final vou acabar falando em artesanato criativo.

No meio do mês de Janeiro sai, eu e o Eduardo, de carro, com destino a conhecer a Rodovia do Sol no Espírito Santo. É estranho pensar que estando ao lado do ES, a grande maioria dos cariocas não conhece esta rodovia. Passeio encantador.

Iniciamos conhecendo Marataízes. Sinceramente, um pouco decepcionante, pelo menos para o casal. Sempre ouvi falar da cidade e as minhas expectativas com relação ao local eram grandiosas e de todos os locais que passei, foi, sem sombra de dúvidas, o que menos gostei. O interessante é que lá eu conheci a simples artesã D. Nalva, que criou o belo artesanato da foto.

Passamos direto por Guarapari e fomos parar na Praia de Jacareípe, em Serra. Lá o destaque está para a Lagoa de Carapebus.

Em Aracruz, lugar onde localiza-se a Cia Aracruz Celulose, nos deparamos com belas praias e com um local super reservado. Comer Moqueca de Robalo com Camarões no Purumar em plena Praia do Padre é a dica certa. Sem falar que na entrada da cidade o centro de informações ao turista é muito bem organizado.

A próxima parada foi na Praia de Guriri em São Mateus. Lugar bonito, mas muito Barra da Tijuca. Demos a preferência em seguir viagem.

Aproveito para mencionar que a viagem foi feito no GNV, economia fabulosa.

Parada indispensável, maravilhosa e reconfortante foi em Itaúnas. Que espetáculo da natureza. As dunas, a praia, o clima da aldeia, as lojinhas, a comida do restaurante Lobo do Mar, o açaí da lanchonete Raio do Sol, tudo encantador e delicioso. Na estrada, cuja a entrada é no Parque Estadual de Itaúnas, seguindo por ela chega-se a Riacho Doce. Não deixe de conhecer, reserve um ou dois dias para este paraíso - divisa do ES com a BA. A aldeia de Itaúnas, sem desenvolvimento, me lembrou muito Búzios. Um oásis.


Saindo de Itaúnas, visite Conceição da Barra. Se possível fiquem na Pousada Cia do Mar, a Rosângela, dona da pousada, é uma bahiana de primeira, gente finíssima. No final da Praia do Farol foi construído um quebra mar de dar água na boca. Comer no O Casarão do Cais uma moqueca capixaba e ver o por do sol é muito recompensador.

Ultima parada, Guarapari, Praia de Meaipe, hotel Gaeta, restaurante Cantinho do Curuca, Praia dos Namorados.

Praia do Morro, encontro familiar. Minha cunhada, Deborah, nos levou ao Parque Morro da Pescaria. Galera um lugar deslumbrante. Se não fosse ela, nós certamente não tomaríamos conhecimento da reserva ecológica com a praia mais bonita de Guarapa. Obrigada, Dona Debra, o passeio foi lindo e muito, mas muito familiar.

Último gasto, compras e mais compras durante a viagem, contudo o gasto mais cobiçado durante todo o percurso, as panelas de barro de Guarapari, feitas artesanalmente, produzem um paladar diferenciado.

Viagem MA-RA-VI-LHO-SA.

Eu aconselho, mas não empresto o carinho da cunhada!!!!



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Terracycle

Um projeto muito legal que ajuda o planeta.

Brigada PepsiCo
Receba R$0,02 por cada embalagem enviada
  • 480 localidades abertas
  • 20 localidades participantes

Maiores informações no site: http://www.terracycle.com.br/

A PepsiCo entende a necessidade de proteger a Terra. Por isso, estabeleceu a parceria com a empresa inovadora e eco-amigável TerraCycle para dar uma nova vida para as suas embalagens de salgadinhos usadas. Cada vez que você adquirir um salgadinho PepsiCo, guarde a embalagem e envie-a para a TerraCycle. Nós iremos transformar as embalagens de salgadinhos pré e pós consumo em novos produtos bacanas.


Trabalho de Enno de Kroon


A reciclagem sempre me atrai, pois a criatividade dos artistas revela como somos responsáveis sobre o nosso próprio lixo. A transformação do lixo em objetos de arte me fascina e me faz perceber que somos capazes de nos superar dia após dia. Adorei o trabalho do artista Enno de Kroon, ele transforma caixa de ovos em quadros. Veja mais em http://www.ennodekroon.nl/